Trocar de carro pode ser uma escolha difícil e que exige muita pesquisa e avaliação. Afinal de contas, trata-se de um investimento alto. Nesse momento, quanto mais critérios você estabelecer para analisar os prós e os contras, melhor será seu julgamento final.
Para facilitar o seu processo de decisão, listamos 7 sinais que indicam a importância de trocar o veículo. Alguns critérios são subjetivos e específicos para cada proprietário, no entanto, certamente são um bom ponto de partida para que você tome a sua decisão. Acompanhe!
1 - Gastos muito altos com manutenção
Provavelmente o principal indicador de que o seu carro precisa ser trocado é quando os gastos com manutenção começam a crescer de maneira exagerada e as idas ao mecânico se tornam mais recorrentes do que o normal.
Isso é um indício de que o motor do carro ou as peças já não estão funcionando como deveriam. Além disso, continuar insistindo com o mesmo veículo pode colocar a sua própria segurança em risco.
2 - Alta quilometragem
A quilometragem é o principal indicativo relacionado à necessidade de manutenção do carro. Ainda assim, muitos donos falham ao não seguir o calendário de revisões a risca, pois o veículo não apresenta problemas aparentes.
Quanto a isso, não descuide: além de levar o seu carro para revisão a cada seis meses; a recomendação é redobrar a atenção e, se possível, trocar de carro após os 100 mil kilômetros rodados. A partir desta quilometragem, a probabilidade de que o veículo comece a te deixar na mão, no que se refere ao desgaste das peças e do próprio motor, é altíssima.
3 - Rodas desgastadas
Serviços de manutenção das rodas, como alinhamento e balanceamento, não são suficientes para corrigir problemas gerados por estradas esburacadas ou por possíveis acidentes. Em muitos casos, é necessário trocá-las para preservar um bom desempenho do carro e a segurança dos passageiros.
Nesse momento, no entanto, cabe a avaliação: se o veículo possuir rodas de liga leve, por exemplo, o valor para trocar todas as rodas será muito alto. Caso já exista o interesse pela troca de carro, essa é uma boa hora para acelerar a decisão.
4 - Adaptação às novas tecnologias
Hoje em dia, grande parte das pessoas utiliza smartphones e internet para todas as suas atividades. As montadoras lançam inovações todos os anos para que os usuários possam continuar conectados enquanto dirigem. Além disso, tecnologias de segurança como frenagem automática e controladores de estabilidade de curvas garantem uma direção muito mais segura.
Se para você é importante usufruir desses benefícios de conectividade e tecnologia, vale a pena trocar o carro para obtê-los.
5 - Desvalorização do veículo
Todo veículo desvaloriza, não importa o quão bem cuidado ele tenha sido. Por isso, um importante fator para ficar de olho na hora de decidir trocar de carro é observar atentamente o mercado e saber o momento de vender seu carro quando a desvalorização ainda estiver relativamente baixa.
6 - Estilo de vida diferente
Muitas vezes um carro que você comprou alguns anos atrás não atende mais seu estilo de vida atual. Esse é o caso de pessoas que começam uma família, mudam de endereço, de trabalho, precisam de um carro mais urbano, ou rural…
Nesses casos, o seu carro ideal é aquele que cumpre bem suas necessidades do momento. Conforme seu estilo de vida muda, seu carro provavelmente também terá que ser trocado.
7 - Fim da garantia
O fim da garantia influencia fortemente o primeiro item da lista – gastos elevados com manutenção. Quando a garantia da montadora acaba, uma simples troca de peças pode se transformar numa conta altíssima. Por isso, trocar o carro quando a garantia acaba é certamente uma decisão preventiva para reduzir gastos extravagantes.
Espero que essas dicas tenham te ajudado a escolher o momento certo para trocar seu carro.
Para receber mais dicas sobre carros, siga a Saga Nissan nas redes sociais.
Precisa de ajuda para escolher o novo carro? Conheça a linha completa da Nissan aqui.