A Nissan está comprometida em superar duas das principais barreiras que impedem muitas pessoas de comprarem veículos elétricos - o preço elevado e o tempo de recarga demorado - por meio de um protótipo inovador. Através da utilização de baterias avançadas, a montadora pretende disponibilizar um automóvel elétrico com uma redução de 50% no seu valor e um tempo de recarga incrivelmente rápido de apenas 7 minutos. Essa iniciativa revolucionária tem como objetivo transformar a percepção em relação à mobilidade elétrica, tornando essa opção de transporte limpo e sustentável acessível a todos.
Segundo uma publicação na revista Autocar, durante uma entrevista, o vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Nissan compartilhou uma descoberta impressionante. De acordo com ele, as baterias de estado sólido têm a capacidade de carregar até três vezes mais rápido, alcançando uma velocidade de 400 kW. Isso implica que um veículo elétrico equipado com uma bateria de 50 kW pode ser completamente carregado em apenas sete minutos e meio, graças aos avanços dessa tecnologia revolucionária.
A tecnologia de baterias de estado sólido utiliza eletrólitos sólidos em vez dos eletrólitos líquidos presentes nas baterias de íon-lítio convencionais. Essa modificação possibilita um aumento na densidade de energia, resultando na necessidade de uma menor quantidade de matéria-prima para alcançar a mesma autonomia de um carro elétrico.
Segundo relatos da revista AutoEsporte, a Nissan está focada em aumentar significativamente a densidade energética das células, visando tornar possível a produção de células do tamanho de um notebook. Paralelamente, a montadora japonesa está dedicada em reduzir o custo dos veículos elétricos em 50%, com o intuito de torná-los mais acessíveis a um número maior de pessoas.
Previsões
A Nissan está se preparando para introduzir seu primeiro modelo comercial equipado com baterias de estado sólido até 2028. Os testes e experimentos do novo veículo elétrico estão programados para começar em 2025, enquanto o trabalho de engenharia tem como meta ser concluído até 2026.
Apesar das vantagens notáveis oferecidas por essa tecnologia, como um carregamento mais rápido e uma maior densidade de energia, a Nissan enfrenta desafios relacionados ao custo, sensibilidade à pressão e temperatura, além do risco de superaquecimento e incêndios devido a possíveis detritos de lítio na bateria.
Durante uma declaração, o vice-presidente da Nissan revelou que uma nova geração de baterias será lançada em 2025, seguida por versões com cobalto em 2028. No entanto, enfatizou que não haverá atualizações nos motores a combustão para cumprir as regulamentações de emissões Euro7. Isso demonstra o compromisso da montadora em buscar inovação e avançar na tecnologia dos veículos elétricos, mesmo em um mercado automotivo ainda predominantemente dominado pelos motores a combustão.