Desde 2019 a Nissan sinalizou seu desejo de lançar um kei car elétrico no Japão com o conceito IMk, que teve uma galeria de fotos divulgada.
Agora em maio de 2022, a versão da produção ficou pronta e aparece nas primeiras fotos oficiais.
De agora em diante o modelo servirá como o carro elétrico de entrada da Nissan no Japão, tanto em termos de preço quanto de tamanho.
Desenvolvido como um kei car, o Sakura deve atender a certas regulamentações em termos de tamanho.
Ele mede apenas 3,39 metros de comprimento, 1,47 metro de largura e 1,65 metro de altura. Sua distância entre-eixos é de 2.495 mm, o que é muito bom considerando o seu comprimento total.
Isso é possível graças a uma plataforma dedicada aos carros elétricos para minimizar os balanços dianteiro/traseiro e aumentar a distância entre os eixos para maior espaço interno para as pernas.
Considerando o fato de ser um kei car, até que o Nissan Sakura é espaçoso e acomoda muito bem quatro pessoas, já a capacidade no porta-malas é de 107 litros. Leve para um carro elétrico, o lançamento da Nissan pesa apenas 1.070 kg
O kei car elétrico é movido por um motor elétrico com 47 kW de potência (63 cv) e 19,9 kgfm de torque. A velocidade máxima é de 130 km/h, a bateria de íons de lítio de 20 kWh gera energia suficiente para 180 km de autonomia pelo padrão local WLTC.
O Nissan Sakura tem três modos de condução: Sport, Standard e Eco. A condução com um pedal é cortesia da frenagem regenerativa. A Nissan menciona que desenvolveu a cabine mais silenciosa do segmento kei e o primeiro carro do tipo a dirigir, acelerar, frear e usar automaticamente o freio de estacionamento durante as paradas graças ao sistema ProPILOT Park.